quinta-feira

Os melhores textos da imprensa pernambucana em dose dupla

No JC, o vocalista da Lady Murphy ficou espremido na página de serviços e deu conta do recado com elegância. Na Folha, Bruno lança luz histórica - no seu gonzo style - ao trabalho. Aqui no blog - contrariando a diplomacia severina - eu lanço uma pergunta às futuras gerações: auto-sabotagem, mito ou verdade?

31/08/2006
Os melhores trabalhos visuais do Mundo Livre
Banda lança videoclipe de duas músicas hoje no Teatro Apolo

Bruno Nogueira

Reza a lenda que Fred 04, vocalista do Mundo Livre S/A, é um dos mais criativos marketeiros musicais da cidade. Uma vez bolou a idéia de colocar Roger de Renor numa bicicleta circulando pelo Recife tocando o disco da banda numa pequena caixa de som. E mesmo que o próprio negue as sacadas mirabolantes, algumas que acabam tomando forma apontam para uma provável verdade nessas histórias. Como, por exemplo, liberar todas as músicas do disco “Bebadogroove” para quem quisesse fazer um videoclipe. O resultado são os vídeos de “Laura Bush Tem Um Senhor Problema” e “Carnaval Inesquecível na Cidade Alta”, que serão lançados hoje com festa no Recife Antigo.

Produzidos pela Orquestra Cinema, com assinatura de Pedro Severien, os dois vídeos vão dar muito orgulho para o Mundo Livre S/A. Diferente dos últimos clipes produzidos no Recife, que conseguem se resolver em filmagens curtas de estúdio e muito uso de animação, as músicas ganharam uma narrativa grande, com vários cenários, muitos personagens e edição esperta. Em comum, ambos tem a presença da atriz Hermylla Guedes, a mesma que esteve em “Cinema, Aspirinas e Urubus”. Com uma visão maior de cinema, são os melhores trabalhos visuais da grife Mundo Livre.

A história dos vídeos casam com a música. Em “Laura Bush”, filmado em várias locações da cidade, a bem humorada manchete de jornal estampa que “Gaia presidencial acaba em guerra”. E enquanto a primeira dama circula pela beira-mar em busca de um porre salvador, conhece outra mulher que a leva até a periferia. Mas elas são um subtexto. Desviam a atenção para a história principal que é contada através de televisões, cartazes e comentários de coadjuvantes. O sumiço e romance homossexual entre elas - que é mostrado sem muita ofensa visual - é pano de fundo para a fúria de um político que começa a avançar violentamente contra os rivais.

Já o “Carnaval” Inesquecível cai mais fácil no lugar-comum. É o clichê da mistura da festa real e da imaginada, com um bêbado transitando entre realidades físicas e sonhadas. Vai agradar quem é fã da estética David Lynch, com o aleatório montando um quebra-cabeça quase sem fim de fatos. Um frentista travesti, uma garota punk e o Mundo Livre se cruzam numa rave em câmera lenta. O ritmo é dado pelo canto devagar de Fred 04, criando um ambiente sufocante onde o espectador fica a cargo de criar sua própria ressaca.

Somar essa qualidade com a criatividade de Fred 04 e do Mundo Livre é prever que esses vídeos vão estar circulando muito em breve pela Internet e caminhos mais acessíveis. Depois da exibição pública que eles farão hoje no Apolo, é certo também que fica plantada essa necessidade de expressão visual da banda. E, como a história já provou, o que esses caras plantam ecoa em toda cidade.

Serviço
Lançamento de clipes para o Mundo Livre
Hoje, às 18hTeatro Apolo
Rua do Apolo, Recife Antigo

MÚSICA
Mundo Livre S/A em dose dupla
Publicado em 31.08.2006

A nova fase de independência total da banda Mundo Livre S/A gera novos experimentos. Hoje, a partir das 20h, no Cine-teatro Apolo, acontece o lançamento de dois videoclipes realizados pela produtora local Orquestra Cinema, que faz sua estréia no mercado. Os trabalhos ilustram as canções Carnaval inesquecível na Cidade Alta e Laura Bush tem um senhor problema, ambas do álbum mais recente do grupo, Bebadogroove vol. 1: garagesambatransmachine. O acesso é gratuito.

Após o amplamente divulgado O outro mundo de Xicão Xucuru, vídeo modesto realizado pela TV Viva, Fred 04 & cia. e a produtora associada apostam em produtos com padrão de qualidade internacional, rodados em Super 16 mm e finalizados em vídeo digital. A direção dos dois clipes ficou a cargo de Pedro Severien, cineasta que estreou há sete anos com obras experimentais e, após um período de amadurecimento com formação e prática no exterior, inaugura sua própria produtora, a Orquestra Cinema.

De acordo com o diretor, a idéia inicial era fazer apenas um videoclipe. Contudo, frente à mão-de-obra que seria viabilizar um material com tamanha qualidade (câmeras e alguns técnicos vindos de São Paulo, onde também ocorreria a finalização), banda e realizadores modificaram o projeto para fazer dois clipes. O patrocínio é da Chesf e da Prefeitura da Cidade do Recife.

Carnaval..., o que exigiu maior esforço da produção, foi quase inteiramente rodado em estúdio (improvisado num galpão cedido pelo DER). O clima lembra uma mistura dos clipes Losing my religion e Drive, do R.E.M. O objetivo foi recriar a faceta noturna do Carnaval de Olinda, segundo o autor absurda, fantasmagórica e expressionista. Também aposta num tom crítico de um período em que tudo é esquecido em prol de festa e muita bebedeira.

Já Laura Bush é mais livre, câmera na mão, cinema pós-anos 90 que faz crítica com irreverência. É protagonizado pela esposa (a atriz Hermila Guedes, também de Carnaval...) de um político-empresário alcoólatra e arrogante que resolve conhecer o Centro e a periferia do Recife. (M.T.)

Lançamento dos clipes Carnaval inesquecível na Cidade Alta e Laura Bush tem um senhor problema, da banda Mundo Livre S/A – hoje, às 20h, no Cine-teatro Apolo (Rua do Apolo, 124, Bairro do Recife. Fone: 3224-1114). Entrada franca

Nenhum comentário: