terça-feira



CARNAVAL 2006 VI

Vídeo conta saga da Turma do Saberé
Publicado em 21.02.2006

MARCOS TOLEDO

Contar a história do samba no Recife é narrar uma das muitas histórias de resistência cultural em Pernambuco. Enquanto a música pop encontrou sua rota de evolução, o samba continua enfrentando dificuldades. Onde samba o Recife: histórias do bairro de São José, documentário realizado por Anselmo Alves & Antônio Flávio Tabosa, ilustra bem essa saga.

O vídeo, com 23 minutos de duração, conta um pouco da trajetória de 45 anos do Bloco de Samba A Turma do Saberé, completada no ano passado. O trabalho é exibido amanhã, a partir das 20h, em frente à sede da agremiação, no Pátio do Terço (Bairro de São José, Centro do Recife). O acesso é gratuito.

A despeito de suas características biológicas, o saberé, de acordo com os integrantes do bloco homônimo, é um peixe que belisca a isca, mas não se deixar pegar. Também era o apelido de um indivíduo que, segundo discorre a lenda, entrava em um bar no bairro de São José, sentava e, sem dinheiro para beber, levantava-se e ia embora. Uma coisa ou outra, garantem, tem a ver com o grupo.

Causos engraçados como esse são contados por veteranos da agremiação, como o carnavalesco Valdir “Queijinho” Farias – cujos depoimentos conduzem o documentário, o mestre de bateria Gislan, o Filho de Nego, o presidente Celso Pereira, os ritmistas Pelé da Cuíca e Fábio Gomes, e os sambista Hélio “Bocão” Romão dos Santos e Boneco de Mola.

Grupo de homens, que depois do Carnaval tem que se justificar perante às companheiras, Saberé já gerou até dissidência: indignadas, as mulheres dos saberés fundaram o bloco Traquina, também mostrado no documentário.

Porém, o que predomina no vídeo é o relato das constantes dificuldades enfrentadas pela Turma do Saberé para colocar o bloco na rua, seja pela falta de fantasia, de instrumento ou qualquer item de infra-estrutura. A animação, entretanto, como é comum em todo o Carnaval, ajuda a dar disposição e alegria para superar os problemas. E todo ano lá estão os foliões, muitos deles inseridos na festa ainda crianças, agora levam seus filhos e netos para tomarem gosto pelos dias momescos.

Exibição do vídeo Onde samba o Recife: histórias do bairro de São José, de Anselmo Alves & Antônio Flávio Tabosa. Amanhã, a partir das 20h, em frente à sede do Bloco de Samba A Turma do Saberé (Pátio do Terço, Bairro de São José, Centro do Recife). Acesso gratuito.

E o bom de sair nessa matéria de Marcos Toledo é que ele arruma tempo (espaço) pra fazer uma crítica – elegantíssima, por sinal – do conteúdo do vídeo, sem se limitar ao serviço [onde, como e que horas] da parada.

E não fica aquela coisa Videodrome [coluna do próprio, no mui estimado JC] onde os textos têm que sair telegráficos: “Filme + ou -. Trama boa, condução não. Qto, sala e dep.”

Para quem pretende ficar de bobeira pelo bairro de São José na noite de quarta-feira e tiver lido esse blog a tempo: - Você existe? Duvido um pouco... prove!

Sim, e depois do vídeo, direto pro show do Negroove no Recife Antigo.

Nenhum comentário: