quinta-feira

menção honrosa na categoria Pega Rapaz ...


vc leu aqui no texto copiado na íntegra do release oficial :

"A sétima edição do Festival de Video de Pernambuco, organizado em parceria pela Prefeitura do Recife e o Governo do Estado de Pernambuco terá um total de 38 vídeos selecionados para a Mostra Competitiva, dias 12, 13 e 14 de dezembro, às 19h30, no Teatro do Parque. A entrada é franca.

Neste ano, foram inscritos 73 vídeos e 47 projetos para o Concurso de Roteiros Firmo Neto/Ary Severo. Os vídeos selecionados concorrem a R$ 26 mil em prêmios,
distribuídos em quatro categorias. Os dois vencedores dos roteiros para curtas-metragens de até 15 minutos receberão, cada um, R$ 80 mil. Os resultados de ambos os eventos acontecerão na quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 19h30, no Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista). Na ocasião, serão anunciadas mudanças no regulamento do festival e do concurso para o ano que vem.

A Comissão de Seleção foi composta pelo artista plástico e designer Paulo Bruscky, pelo pesquisador do Museu da Imagem e Som de Pernambuco, Pedro Aarão e Lúcia Matos, produtora. Seguem abaixo os vídeos selecionados para o VII Festival de Vídeo de Pernambuco.


pois bem. no dia da premiação, os anúncios feitos pelo apresentador (auto anunciado xará de Firmo Neto) começaram pelos prêmios do júri popular.

alguém de boa memória pode me corrigir em caso de falha na ordem dos fatos e nos títulos esquecidos.

prêmio pelo júri popular na categoria documentário "Mais um Domingo" (Documentário, 2005, 07 min), de Daniel Barros

prêmio do júri popular na categoria experimental : " (...) "

prêmio do júri popular na categoria video clipe : "Ireny" (Video clipe, 2005, 4 minutos), de Gabriel Mascaro e Daniel Aragão

prêmio do júri popular na categoria ficção : "Dando crédito" (Ficção, 2005, 06 minutos), de Rafael Moreira "

seguem-se os primeiros, segundos e terceiros colocados nas categorias experimental, e video clipe.

daí o roteiro das papeletas trazia alguma coisa do tipo : a comissão julgadora, apoiada no artigo terceiro do edital do festival ... (complemento eu : artigo terceiro do capítulo 2, como segue abaixo) :

CAPÍTULO II
DA PREMIAÇÃO
Art. 2º - Os prêmios serão atribuídos nas seguintes categorias:
I - Documentário;
II – Vídeo Clip;
III - Ficção;
IV - Experimental (animação, vídeo arte, etc.)
Art. 3º - Os prêmios, considerando as categorias descritas no Art. 2º, serão
concedidos da seguinte forma:
I - Os quatro 1º (primeiros) colocados das categorias dispostas no artigo 2º
receberão o valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) outorgados pelo
Governo do Estado de Pernambuco;
II - Os quatro 2.º (segundos) e 3.º (terceiros) colocados das categorias dispostas
no artigo 2º receberão, respectivamente, os valores de R$ 1.500,00 (hum mil e
quinhentos reais) e R$ 1.000,00 (hum mil reais) outorgados pela Prefeitura da
Cidade do Recife;
III - Serão outorgados prêmios de melhor filme, por categoria, de acordo com
Júri Popular, no valor de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) cada;
IV- Caso não se verifiquem quaisquer das premiações elencadas nos incisos I e
II do presente artigo, os valores correspondentes as suas colocações serão
destinados aos premiados a título de menção honrosa, se concedido, nas
diferentes categorias.


...decidiu distribuir o valor em dinheiro destinado à categoria ficção a cinco menções honrosas.

e Firmo põe-se a ler a primeira menção honrosa da lista. - "Homem Invisível" (Documentário, 2005, 26 min), de Geisa Agricio.

- ué!, pensei eu. o documentário da colega Nega Geisa levou uma menção honrosa na categoria ficção ?

levanto o dedo e peço uma ajuda a Firmo, considerando que o Pega Rapaz revolto do companheiro possa tê-lo feito pular uma linha da papeleta e passado batido para a premiação da categoria documentário.

- em que categoria mesmo, amigo ?

o roteiro de Firmo não dava espaço pra um improviso.

pergunto pra Geysa, que saía da foto oficial.

- ganhasse que prêmio ?

não sei se ela me ouviu.

sei que eu não consegui uma resposta e outras pessoas que não entenderam a ordem do prêmio, ao meu lado Marco Buccini - o James Cameron do vídeo -, nas cadeiras do lado de lá, Daniel Aragão, Rafael Moreira, equipe e amigos dos realizadores também estilam.

a moça da Fundarpe assume o microfone e explica a decisão soberana da comissão julgadora. um bate boca meia boca toma a sala.

"concorrer é concordar com o edital", "mostre o papel!" e "porque classificaram os vídeos, então ?" são algumas das frases ouvidas.

outros prêmios foram distribuídos na sequência, acho que os vencedores da categoria documentário.

segue-se distribuição dos prêmios de roteiro e premiam um texto baseado em Ascenso Ferreira e um roteiro de Gabriel Mascaro recebido por Daniel Aragão.

diretor de Conta-Gotas, ele verbaliza o protesto da não premiação dos trabalhos.

a moça da Fudarpe vai de novo ao microfone e reitera a disposição do orgão em disponibilizar uma sala para exibição dos vídeos não selecionados para o festival.

ouço um argumento bem intrigante na saída : "um dos vídeos de ficção foi feito por Osman Godoy. "O Mensageiro" (Ficção, 2003, 17 minutos). membro da comissão julgadora do concurso de de roteiros, ele teve o vídeo considerado abaixo da média de classificação para premiação. ou seja, nem o trabalho do cara que julga foi levado em consideração - pra ser julgado - nesse concurso ?"

acho que, no mínimo, cabe mais tato na hora de tomar uma decisão dessas.

tome seu partido na interativa seção de comentários. lista oficial da premiação

6 comentários:

Bobita disse...

Essa putaria soh acontece, pq ninguem faz nada alem de falar. Esses festivais deveriam ser no minimo boicotados!

Burrita disse...

AH, outra coisa... Pode me chamar de burra, ams demorei pra entender esse teu texto, visse :P

a_flavio disse...

é muita doideira, minha irmã ! perdao se nao fui claro, é que foi escrito no calor do momento e será melhor compreendido por quem esteve na confusa celebracao. mas o filé vc sacou : comissao de selecao e de julgamento parecem nao ter se entendido. videastas sao chamados de ruins e todo mundo sai da sala estranhando tudo ... e o anunciador ainda tinha esse maldito pega rapaz ....

Ju disse...

Rapazzzzz,
Diante de tudo o que vi ao longo desta semana, chego a algumas conclusões.
1- Tenho excelentes argumentos para provar que muitos dos vídeos escolhidos(premiados) eram ruins.
2 - Diante disso, que banca ruim da porra!
3 - Será que vale a pena fazer algo bom e inscrever nesse festival?
4 - Mozart, Nietzsche, Jesus, Van Gogh só foram compreendidos na sua genealidade depois de mortos. Isso serve de consolo? Para mim, não!

a_flavio disse...

mas nega, tu não sabe que toda escolha traz embutido um pré-conceito ? tem o cara que não foi premiado no ano passado e que esse ano sai com um troféu ... o vídeo que não é lá muito bom, mas merece mil conto pela pesquisa .... enfim... nem o corte de cabelo de Firmo vai ser compreendido em sua totalidade ainda nessa vida. quem dirá as outras coisas ..... qto a inscrever nesse festival : é o único pra classe no teu estado. não dá pra correr dele :( e rapazz, veje bem, continue comentando que eu vou sempre estar respondendo :D

Loianne disse...

ei flávio!!! é a loianne de brasília!!!

me adiciona aí: loyyas@hotmail.com

bjo


ps.: minha internet é tão lenta que não tá rolando de baixar...e eu tô sabendo que vc não devolve o dinheiro!!! hehehehe!!!

bj