domingo

release (PARAquemPRECISA)

Orquestra Cinema e mundo livre s/a se unem para produzir dois clipes do EP Bebadogroove Vol 1: Garagesambatransmachine.

Bonecos gigantes monstruosos, orquestras de frevo acossadas por papangus aloprados, vilões e heróis de araque, um desfile de moda que tem entre as modelos uma mulher maravilha travesti, frentistas que abastecem os próprios corpos com gasolina, cachoeiras de urina, casas que se movem entre foliões embriagados e um presidente que ordena a terceira guerra mundial por conta de um chifre. Essas são algumas das imagens preparadas para os dois novos clipes da banda mundo livre s/a, a serem filmados no fim deste mês, em Recife.

Com mais de vinte anos de carreira, a banda mundo livre s/a vive agora um momento de independência e experimentação artística. Depois de videoclipes de divulgação bancados por gravadoras e videoclipes semiprofissionais; a produtora recifense Orquestra Cinema produz [ com filmagens no Recife de 26 a 30 de Julho ] os clipes Carnaval Inesquecível na Cidade Alta e Laura Bush Tem um Senhor Problema, do EP Bebadogroove Vol. 1: Garagesambatransmachine.
A produção pretende traduzir para o audiovisual a ideologia contestadora da banda, primando pela qualidade estética. Os clipes serão filmados em Super 16mm e têm orçamento geral de R$ 88,000.76 – parte desse montante patrocinado pela Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (Chesf) e Prefeitura da Cidade do Recife – incluindo uma festa de lançamento e divulgação na capital pernambucana.

um pouco de história - Em 2005, a Mundo Livre S/A foi a única banda nacional a se apresentar no palco principal do TIM Festival RJ e SP. No mesmo palco: The Strokes, Kings of Leon, M.I.A, entre outros. A banda também recebeu do Presidente da Republica e do Ministro Gilberto Gil, a Medalha de Honra ao Mérito Cultural, referente ao movimento Manguebeat, em uma cerimônia no Palácio do Planalto onde, além de homenageada, subiu ao palco para uma apresentação.

A MTV selecionou Maroca do CD Carnaval na Obra como música tema para a campanha MTV Mundial de Prevenção ao HIV. Mundo Livre S/A participou ainda da Turnê Trama Universitário. Nesse projeto a Trama seleciona uma banda para fazer uma turnê em diversos estados do país. MLSA se apresentou em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo (Capital e Sorocaba).

Clipe 1 (Carnaval no Estúdio) - No filme preparado para a música, Carnaval Inesquecível na Cidade Alta, o carnaval de Olinda – famoso por apresentar alegrias e alegorias espontâneas do povo – aparece pelo viés da sujeira e confusão que também tomam conta das ruas do Sítio Histórico. No clipe, é apresentada a alegoria da alegoria. Onde toda briga, sujeira e violência aparecem ridicularizadas, traduzindo em imagens o sentimento do verso da canção: “caiu no conto / foi assaltado / ... que animação”.

A produção do clipe não pretende ridicularizar a importância cultural dessa festa popular, mas lançar um olhar crítico sobre os aspectos contraditórios da manifestação. O clipe, por exemplo, traz à tona a realidade das pessoas que cometem excessos em busca da ilusão de “felicidade programada” nos quatro dias de folia.

Para criar essa atmosfera, e mostrar o ponto de vista da banda, a produção vai recriar - em estúdio - situações, personagens e cenários-chave da folia ilustrando o lado sombrio dessa manifestação espontânea. Assim, o filme vai desenhar um ponto de vista inusitado da festa; o contraste entre a graça e o sofrimento, alegria e desespero, felicidade e angústia, luz e sombras.

Clipe 2 (Como o chifre gera a guerra) - .A postura crítica frente à nova ordem mundial, em conformidade com a ideologia da banda – que nunca foi de atacar pelo simples ataque – mas de levantar o debate de assuntos importantes, também será aplicada ao segundo filme, Laura Bush Tem um Senhor Problema.

Nesse outro filme, uma discussão entre um casal de V.I.P.s serve de ponto de partida para um passeio onírico pelo lado bom da vida. Desigualdades sociais, abuso de álcool e de poder; malandragem, regalia, a Terceira Guerra Mundial e as belas paisagens da Região Metropolitana do Recife passam a ser personagens do roteiro.

Narrativamente, o uso de planos seqüência (planos sem cortes) vai aproximar realidades distintas, colocando-as em conexão dentro do filme. O movimento de arquétipos sociais que se cruzam quase sem notar a presença do outro, constrói uma história comum às grandes metrópoles: centenas de pessoas tão próximas fisicamente e tão distantes uma das outras emocionalmente.

“ Se estivéssemos numa grande gravadora, essas seriam as últimas músicas que seriam escolhidas para fazer clipe ”, elogia Fred 04, que concedeu à equipe liberdade total para reinterpretação dos temas.

Com esses dois trabalhos, a produção da Orquestra Cinema acredita que estará contribuindo para dar visibilidade à produção musical de uma banda que é respeitada pela sua integridade artística e ponto de vista crítico quanto à realidade social do país e do mundo. Do ponto de vista artístico, os filmes propostos provocam o espectador, ao mesmo tempo em que promovem entretenimento.
Ficha Técnica:: Pedro Severien – Direção, Produção Executiva e Roteiro.
Duda Vieira – Assistência de Direção, Roteiro e Produção
Neco Tabosa – Assistência de Direção, Roteiro e Produção.
Ana Lu – Figurino, Roteiro e Produção.
Maurício Castro – Direção de Arte
Andréa Monteiro - Figurino
Stella Zimermman – Coordenação de Produção
Marcos Freire – Maquiagem
ATENÇÃO! Os veículos interessados na cobertura das filmagens (que acontecerão no Recife, entre 26 e 30 de Julho de 2006) devem fazer contato previamente. Lançamento dos clipes previsto para Setembro de 2006.
CONTATO: Orquestra Cinema (+55 81) 32284334

4 comentários:

moça disse...

Tão orgulhosa deste moço! :)
beijo

a_flavio disse...

vc nao consegue ver daí do seu computador, mas eu ruborizei...

:$
beijos

Anônimo disse...

Que tipo de texto é esse?. MEu filho você pode até ser bom de filme mas de escrita você é péssimo. Tente o comercio.

a_flavio disse...

frescura, porra!
o texto tá bom não?
achei que tivesse...
de qqer maneira os filmes vao ficar melhores.
e toma no teu cu anônimo antes que eu esqueça!
beijos.